Mas afinal, o que é Biotecnologia?

Já pensou que o futuro do planeta pode estar em suas mãos? Não? Pois bem, a Biotecnologia é a ciência tem revolucionado nossa maneira de pensar, sobre o amanhã e que nos dará o poder de alterar o curso normal da vida . Biotecnologia é a ciência do futuro! Certo, quem nunca ouviu isso? Pois bem, ouvir falar é uma coisa, agora realmente definir tem sido uma luta…

Biotecnologistas, estariam vocês cansados de explicar nas reuniões de família o que é Biotecnologia?! Cansado de dizer que voce não faz Biomedicina?! Cansado de responder que biotec é fazer trangênicos?! Cansado de ver a cara de desaprovação por dizer isso?!


Bem, enquanto a Biotecnologia não ganhar seu espaço se disseminando no Brasil, teremos que nos contentar em explicar que Biotecnologia não é só transgenia. Quando diz-se que faz Biotecnologia no Brasil eles perguntam, “É um curso muito bom!”. Mas sabe de uma coisa? As pessoas também não fazem ideia do que é realmente Biotecnologia.

Bem, há uma definição em um vídeo no History Chanel que dizia que “esta é a revolução biomolecular que nos promete a capacidade divina de manipular a vida em seu nível mais básico.”, no entanto para a ciência que tem o futuro da humanidade em suas mãos, penso que esta definição não abrange todas as possibilidades.

Segundo CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia), a palavra Biotecnologia é formada por três termos de origem grega: bio, que quer dizer vida; logos, conhecimento e tecnos, que designa a utilização prática dessa ciência. Então poderíamos dizer que a biotecnologia é a ciência que utiliza vida para criar novas tecnologias. Mas como assim usa a vida? Que tecnologias? Desta forma, melhor explicando, biotecnologia é uma tecnologia baseada na biologia ou seja, aproveita processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar nossa saúde, e nossa qualidade de vida no planeta.

Finalmente, biotecnologia nunca será uma ciência fácil de se definir, principalmente quando esta avança a passos largos quando falamos a respeito de descobertas cientificas, mas se tem uma coisa que pode-se dizer é que quanto mais perto estamos de encontrar a resposta, mais perto chegaremos na possibilidade de definir nosso próprio futuro.


Fonte: http://bioteque.tumblr.com (adaptado) - Acesso em: 25/01/2014

Comentários